sábado, 28 de dezembro de 2013

Fotos das apresentações dos trabalhos finais.

As apresentações dos trabalhos foram muito divertidas e interessantes; Conhecemos diversos detalhes e informações sobre os bairros e sobre a escola, ouvimos memórias e discutimos fatos e vivências. Muitos revelaram talentos ao apresentar os trabalhos, e a maioria apresentou trabalhos pela primeira vez. Para todos que apresentaram, parabéns pelo trabalho e pelo esforço !






sábado, 16 de novembro de 2013

Vídeo - turma 1024 - Os monumentos do Méier.

De todos, o bairro mais trabalhado foi o bairro do Méier, onde a própria escola se encontra. O Méier é um bairro de classe média da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É um histórico centro de engenhos que hoje é conhecido como Grande Méier; o qual já foi uma subprefeitura entre 1993 e 2008; tendo um função disso um vasto comércio e variedade de serviços e transportes; ainda que não seja um dos maiores bairros da cidade. É no bairro que se localiza o primeiro shopping center do Brasil, o Shopping do Méier, inaugurado em 1963. Apresenta duas aparências urbanas distintas, uma mais agitada, comercial, nas áreas próximas da rua Dias da Cruz e da estação ferroviária; e outra mais calma, nas ruas mais residenciais. O vídeo a seguir mostra um pouco dos principais pontos do Méier e foi elaborado pela aluna Cassia Lima, da turma 1024.

Os alunos em ação II - O bairro "Engenho de Dentro".

 O trabalho a seguir foi realizado pelos alunos sobre o bairro do Engenho de Dentro. O bairro faz parte da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e é cortado pela Estrada de Ferro Central do Brasil. Um dos principais destaques do bairro é o Estádio Olímpico João Havelange, conhecido como "Engenhão", onde ocorrem competições de futebol e atletismo. Possui moradores desde a classe média baixa até a classe média alta. Nossos alunos foram até lá fotografar o destaque do bairro, o estádio do Engenhão:
O aluno Eziel Silva diante da estátua de Nílton Santos, jogador de futebol, inaugurada em 2009 na ala Oeste.




Os alunos em ação ! - Madureira

Fotos das alunas da turma 1022, que pesquisaram sobre o bairro de Madureira, bairro da Zona Norte da Cidade do Rio de Janeiro. Muitos alunos são de Madureira, e vieram, por diversos motivos, estudar na nossa escola. A população desse bairro é basicamente de classe média e média baixa, incluindo algumas comunidades carentes, como o Cajueiro, a Serrinha, São José, etc . Os destaques ficam por conta de uma imensa amplitude de linhas de ônibus e sua variedade de estabelecimentos comerciais, como o Mercadão de Madureira, sendo o segundo pólo comercial e econômico da cidade e o maior do subúrbio. O bairro é famoso por ser a atual sede das escolas de samba Portela, a mais antiga escola de samba carioca e a Império Serrano. O bairro tem cerca de 50 mil habitantes(embora sua população flutuante seja muito maior que isso).

Seu IDH, em 2000, era de 0,831, o 67º melhor da cidade do Rio de Janeiro.
As meninas no Mercadão de Madureira.

O senhor entrevistado, morador de Jacarepaguá mas frequentador assíduo de Madureira.






As meninas em frente a Estação Mercadão de Madureira e à quadra da Império Serrano.

O projeto !

O nosso blog tem como propósito divulgar o trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de Primeiro e Segundo Ano do Colégio Estadual Antonio Houaiss. Um trabalho, comparado aos que estão acostumados, bastante elaborado: O trabalho de pesquisa, utilizando os novos recursos didáticos tão difundidos: Internet, fotos, vídeos, onde os próprios alunos atuariam como "historiadores", buscando pesquisar a História do Colégio em que estudam e da Comunidade Escolar na qual o Colégio Estadual Antonio Houaiss está inserida. Para isso, teriam que fazer a pesquisa histórica do bairro/escola, tirar fotos próprias dos locais (Nas fotos, foi solicitado que os alunos aparecessem, de forma a garantir que os alunos efetivamente fossem aos lugares, e não meramente pesquisassem fotos e imprimissem diretamente da Internet), entrevistar pessoas que pudessem mostrar, através das entrevistas, a passagem do tempo, mudanças/permanências/rupturas e a relação do sujeito histórico com o lugar onde vive/estuda, apresentar trabalhos e depois entregar um relatório mostrando como foi todo o processo de pesquisa. Publicarei, no blog, os resultados desse trabalho.